quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Dia do Mercado - Norte da China

A China possui uma das mais ricas e conhecidas culinárias de todo o mundo. Em qualquer cidade do mundo que se visite é possível encontrar um restaurante chinês, mas a gastronomia do norte do país é a menos conhecida e, por isso, esta semana decidimos recriar alguns pratos desta região. 
Num país com uma área tão extensa como a China é natural que os hábitos e as receitas variem de região para região. Não é fácil definir fronteiras e são várias as classificações existentes.
No norte, onde o clima é muito frio, as necessidades calóricas dos habitantes falam mais alto. Nesta zona da China, na vizinhança da Coreia do Norte, o trigo, o pão cozido a vapor e os noodles mais pesados estão entre os preferidos. O açúcar não abunda por estas paragens. Já o sal sai reforçado nos pratos. A nordeste, longe do mar, a carne de caça é um dos ingredientes principais à mesa. Assim como as couves e as batatas. Nas regiões a sul, não falta o que adoça a boca. Com a vasta produção de cana-de-açúcar, este é um tempero comum. O açúcar é também muito usado na preservação de alimentos, sobretudo para o Ano Novo Chinês. A cozinha de Cantão é considerada uma das principais da China. A cozinha de Xangai pode ser tomada como exemplo das tradições culinárias da região leste da China. Um hábito antigo é o de temperar a comida com uma mistura de molho de soja e açúcar. A aguardente de arroz e os guisados de porco são bem característicos desta zona. A carne de porco é uma das mais abundantes, sendo o presunto da região um dos dois mais famosos do país – o outro provém da região ocidental. A oeste, numa região onde as montanhas dominam e as planícies escasseiam, as dificuldades no transporte dos alimentos levaram os habitantes a optarem por produtos locais e a desenvolverem técnicas de preservação. São por isso comuns a carne seca ou os vegetais conservados em aguardente ou vinagre de arroz. O processo de fermentação confere à cozinha desta região um sabor mais amargo.
Comum a todos os pratos da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores, uma tradição baseada no yin e yang: a sua dualidade complementa-se. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios...
Líchias recheadas com camarão picante, mabo tofu, lo mein de borrego são algumas das especialidades que vamos desenvolver e reinventar! Uma óptima razão para passar connosco esta 4ª feira, Izakaya do Umai!! Aventure-se...

Sem comentários:

Enviar um comentário