quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Dia do Mercado - Shari

O arroz é o alimento fundamental na dieta de todos os países asiáticos, são infinitas as suas utilizações e características. Pode ser de grão longo e fino, médio e curto ou redondo, glutinoso, integral, tailandês ou Basmati…No mundo existem mais de 2000 variedades de arroz.
A sua origem é alvo de discussão há muito tempo, mas a planta é de tal maneira antiga que a época precisa e o lugar em que surgiu pela primeira vez talvez nunca venham a ser conhecidos.
O certo é que a cultura do arroz é um dos mais importantes progressos na história, pois este grão alimentou mais pessoas durante mais tempo do que qualquer outro produto!
Esta semana centramos a nossa atenção no arroz produzido no Japão, que tem uma marca visível em toda a cultura do país. Durante séculos o arroz foi usado como moeda de troca, os salários dos samurais eram pagos com arroz e os senhores feudais tinham a sua riqueza calculada pela quantidade de arroz que possuíam. Mesmo na actualidade os lutadores de sumo são simbolicamente premiados com arroz e as colheitas do arroz são celebradas com festas típicas. Para os japoneses, arroz soltando vapor é sinal de felicidade.
Chamado de nihon mai, o arroz japonês é de uma variedade asiática que tem de ser plantada em charcos, com muita água, condições que este país possui em grande quantidade.
Depois de cozido, o gohan é utilizado em variados pratos, nós por aqui vamos temperá-lo com sushi su (mistura de vinagre de arroz, açúcar, mirin e alga kombu), e transformá-lo em deliciosas e surpreendentes receitas. O Shari, assim se chama ao arroz temperado, vai ser o ponto de partida para este Dia do Mercado!
Esperamos por vocês hoje (4ª feira), no Izakaya do Umai!

Sem comentários:

Enviar um comentário